OLÁ

Este blog é interessante para alunos e profissionais da área de saúde, especialmente para a turma da Educação Física.

O objetivo é divulgar e discutir as bases bioquímicas, fisiológicas e nutricionais do exercício e treinamento físicos.

PERFIL DO AUTOR

Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Bioquímica e Genética pela UFU/MG Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB/RJ) Pós-graduação em Fisiologia do Exercício (CEFE/UNIFESP) Pós-graduação em bases metodológicas da atividade física personalizada (UNCISAL/AL) Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Metabolismo da cafeína


Cafeína é uma xantina, do grupo das purinas dos alcalóides, que age como um estimulante psicoativo em humanos.

Xantina é uma base purínica encontrada em muitos tecidos e fluídos corporais e outros organismos. É um produto na via de degradação da purina:
É criada da guanina pela guanina deaminase;
É criada da hipoxantina pela xantina oxidoredutase.
A xantina é subsequentemente convertida a ácido úrico pela ação da enzima xantina oxidase.
Patologia: pessoas com a desordem genética de xantinúria falha na produção de xantina oxidase e não converte xantina a ácido úrico.
Significância clínica de derivados de xantina: derivados de xantina, conhecido coletivamente como xantinas, são um grupo de alcalóides que são comumente usadas por seus efeitos como moderado estimulante e como broncodilatadores, notadamente no tratamento dos sintomas de asma. Pelo contrário, eles realmente somente elimina as ações da adenosina para algum grau (extensão), adenosina causa sonolência, assim eles são por grande diferença menos efetivos como estimulantes do que aminas simpatomiméticas. Seus efeitos, porém, são difundidos e seu domínio terapêutico é limitado, assim eles não são a droga de escolha no tratamento da asma. Nível terapêutico é 10-20 microgramas/mL no sangue. Sinais de toxicidade incluem tremor, náusea, nervosismo, e taquicardia/arritmia.
Derivados de xantina metilado incluem cafeína, paraxantina, teofilina e teobromina (encontrada principalmente no chocolate). Essas drogas inibem a fosfodiesterase e antagonisa adenosina. Xantinas são também encontradas muito raramente como constituintes de ácidos nucléicos.
Cafeína é um estimulante metabólico e do SNC, e é usado por ambos recreacional e medicamente para reduzir fadiga e restaurar menos alerta mental quando não usual sonolência ou menos fraqueza ocorrer. A cafeína estimula o SNC primeiro a níveis mais altos, resultando em aumento alertness e wakefulness, mais rápido e mais claro fluxo através de, aumentado foco, e melhor geral coordenação do corpo, e mais tarde a nível de espinha dorsal a doses mais altas. Uma vez dentro do corpo, isto tem uma complexa química, e age através de vários mecanismos como descritos abaixo:
Cafeína é metabolizada no fígado em 3 metabólitos primários: paraxantina (84%); teobromina (12%) e teofilina (4%).

3 comentários:

Cineantropometria disse...

Fala Duda, gostei do blog... depois vc tem que me dizer como é que vc fez para ele tomar toda a tela... hahahaha
Agora é só aguardar as postagens de alunos e interessados... vou fazer um para o gepafis com link para os blogs... Valeu

Anônimo disse...

No artigo de Terry E. Graham (2001). Este comenta que a cafeina como café parece ser ineficaz comparado com a cafeina pura, e a mesma pode agir sinergicamente com outras drogas, incluindo epinefrina e agentes antiflamátorios. A cafeina pode trabalhar em parte intracelular, criando um ambiente iônico em musculo ativo sendo favoravel. podendo facilitar a produção de força para cada unidade motora.
A cafeina está disponivel em vários alimentos além de ser baratos, é uma droga legal e aceitavel na sociedade. Em alguns esportes não é proibida em outros é controlada ou tolerado.

www.bioeducafisica.blogspot.com disse...

Muito bom este blog, agora o que precisa é ser divulgado e fazer com que os alunos e pessoas ligadas a educação física, a bioquimica e areas a fins conhecerem este local. Parabéns