OLÁ

Este blog é interessante para alunos e profissionais da área de saúde, especialmente para a turma da Educação Física.

O objetivo é divulgar e discutir as bases bioquímicas, fisiológicas e nutricionais do exercício e treinamento físicos.

PERFIL DO AUTOR

Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Bioquímica e Genética pela UFU/MG Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB/RJ) Pós-graduação em Fisiologia do Exercício (CEFE/UNIFESP) Pós-graduação em bases metodológicas da atividade física personalizada (UNCISAL/AL) Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Metabolismo das lipoproteínas




Classificação das lipoproteínas

Elas são classificadas em várias classes, de acordo com a natureza e quantidade de lipídios e proteínas que as constituem. Dentre as classes de lipoproteínas destacam-se:
Quilomicrons (Qm): grandes partículas que transportam as gorduras alimentares e o colesterol para os músculos e outros tecidos.
Very Low Density Lipoproteins (VLDL) e Intermediate Density Lipoprotein (IDL): transportam triglicerídios (TG) e colesterol endógenos do fígado para os tecidos. A medida em que perdem triglicerídios, podem coletar mais colesterol e tornarem-se LDL.
Low Density Lipoproteins (LDL): transportam do fígado para os tecidos, cerca de 70% de todo o colesterol que circula no sangue. São pequenas e densas o suficiente para se ligarem às membranas do endotélio. Por esta razão, as LDL são as lipoproteínas responsáveis pela aterosclerose deposição de placas lipídicas (ateromas) nas paredes das artérias. Conseqüentemente, níveis elevados de LDL estão associados com os altos índices de doenças cardiovasculares. High Density Lipoproteins (HDL): é responsável pelo transporte reverso do colesterol (veja esquema atrás do título do blog) ou seja, transporta o colesterol endógeno de volta para o fígado. O nível elevado de HDL está associado com baixos índices de doenças cardiovasculares.



A maior parte do colesterol está ligada a lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e o restante, a proteínas de alta densidade (HDL). O colesterol ligado à LDL é o que se deposita nas paredes das artérias, quando em excesso. Por isso é denominado “mau colesterol”. Por outro lado, o HDL pode ser considerado o "bom colesterol", pois ele retira o LDL colesterol da parede das artérias e o transporta para ser metabolizado no fígado, "como se limpasse as artérias por dentro", desempenhando assim papel de proteção contra a aterosclerose.

Nenhum comentário: